terça-feira, 28 de janeiro de 2014

16º dia – Primeiro dia, rumo ao topo do Roraíma...


VIAJAR É TROCAR A ROUPA DA ALMA.” (Mário Quintana)

Ontem a noite não consegui acesso a internet para atualizar o blog, nem para dar notícias para minha família. Acordo mais cedo e tomo banho para fazer isso e tomar café. Ao final do banho acaba a energia elétrica e não volta até o momento que saio do hotel. Só consigo enviar uma mensagem por meio do celular da namorada de nosso guia.
Saímos de Santa Elena em um jipe em direção à comunidade indígena Paraitepui de Roraima. Este é o ultimo ponto que se pode ter acesso de carro. Lá iniciamos uma caminhada de 14km (cerca de 5 h) até o primeiro acampamento em Kukenan, Matauí em indígena, a 1.050 m de atitude.
Chegamos ao local do acampamento às 16h50. Os pés reclamam, mas a alma agradece. O Carlos brinca porque foi sempre o último na caminhada. Vou ao rio tomar banho e a água é deliciosamente fria. Hesito  um pouco e procuro um lugar para mergulhar. Mergulho e a água fria refigora. O rio é utilizado, em diferentes pontos, para pegar água, tomar banho e lavar louça. Estamos aos pés do Kukenan. Segundo o nosso guia, sua subida é mais perigosa e há várias estórias de mortes e sumiços, fazendo com que os índios o temam e evitem subi-lo.









A nossa equipe demos o nome de Brava porque temos brasileiros, venezuelanos e um australiano.


Thiago (médico cearense da Paraíba),
Eu,
Carlos (artista plástico venezuelano),
Roger (bombeiro de Belo Horizonte),
Reinoud ou Rei (médico australiano) e
Eduardo (professor de Geografia de São Paulo).

Além do Juan, nosso guia.







Um dos porteadores.








Marcando espaço para o acampamento.







Preparando a janta.


A janta é preparada pelos porteadors, ou chepers, e o cardápio é salada (tomate, pepino, cebola e REPOLHO) com opção de adicionar maionese (só o Eduardo tem essa coragem).



Depois é ir para a barraca para descansar e acordar cedo amanha.


Um comentário:

  1. Amigo que inveja! Um dia farei o mesmo! Pena que ai só tem cueca! kkkkkk

    ResponderExcluir

Coloque aqui suas observações.