sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

24º dia – Rumo ao Brasil


Hoje acordamos cedo e tomamos o café para pegar a estrada. O Thiago vai comigo até Boa Vista, onde visitará um casal de amigos e pegará o voo para casa.  Como já estou de tanque cheio, saímos direto rumo à fronteira. Lá, paramos na aduana venezuelana e depois na Polícia Federal brasileira, para carimbar a saída da Venezuela e a entrada no Brasil em nossos passaportes.
Pegamos um pouco de fila na Venezuela, mas no Brasil somos rapidamente atendidos. A grande maioria das pessoas não utiliza passaporte e pega uma autorização, apresentando a carteira de identidade.
Deixo o Thiago na entrada de Boa Vista e sigo direto para Manaus.  Não posso perder tempo, pois tenho que atravessar a Terra Indígena Waimiri Atroari antes de escurecer. Só permitem a entrada nessa área ate às 19 horas. São cerca de 150 km de estrada dentro do território indígena onde, recomenda-se, não devemos parar nem tirar fotos. Faço algumas fotos, com o carro em movimento, de lagos que se formaram com os aterros para a construção da pista. A estrada é muito reta com pequenas ondulações e matas bem fechadas ao redor.  Em alguns trecos parece que a mata está avançando sobre o asfalto. Imagino que se abandonada uma estrada dessa não dure mais do que 10 anos antes de ser engolida pela floresta.

Já em Roraima passo pela linha do equador, voltando ao hemisfério sul.







 

Antes de chegar a Presidente Figueiredo a luz de reserva do combustível se acende. Fico na expectativa de chegar, mas após 50 km paro numa casa com um pequeno comercio a beira da estrada. Sou bem recebido e sou informado pelo casal que mora ali que ainda faltam cerca de 40 km de subida de uma serra. Não arrisco e coloco no carro meu reservatório de combustível. Após abastecer, pego a estrada e chego a Presidente Figueiredo em pouco mais de meia hora. Vou ao Lanche Mania, mas está fechado.
Aproveito que estou em frente a uma agencia da Caixa Econômica Federal e faço alguns pagamentos pendentes. Viva a tecnologia da comunicação...
Procuro outro lugar para lanchar e paro perto da rodoviária, onde há quiosques bem movimentados. Lancho e vou procurar um lugar para tomar banho e dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui suas observações.