sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Expedição Patagônia – 6º dia – Adentrando na Argentina
Saída: 9 h, 3328 km
Hoje acordamos animados para pegar a estrada. Começamos lavando o parabrisa do Troller que ficou debaixo de uma árvore, banheiro de passarinho...

Ontem passamos por diversas barreiras policiais e não fomos parados nenhuma vez. Hoje o dia foi diferente. Antes de andarmos 10 km fomos parados na primeira barreira de “polícia militar”. Checaram nossos documentos pessoais, o do carro e nos mandaram seguir. Tudo certo, seguimos viagem. Em menos de uma hora fomos parados novamente. Desta vez pela Polícia Federal Argentina. Todos vieram olhar o carro e perguntaram sobre ele, sem se importarem muito, a não ser pela curiosidade em saber de onde viemos e para onde iremos. Muito simpáticos e amigáveis.
Começamos a observar diversos comércios a beira de estrada e resolvemos parar em uma bem grande: Regionales Maria. Nela há uma grande variedade de escabeches: carnes de diferentes animais em conserva com alguns legumes.

Depois paramos para um café em um posto de combustíveis. Após sair, pouco andamos e somos parados por uma nova “blits”, desta vez da polícia da província de Entre Rios. Somos comunicados que fomos fotografados com os faróis apagados. Como no Brasil, o uso de faróis acessos é obrigatório. Ao sair do posto, esqueci de acendê-los... Recebi uma multa de 5.720,30 pesos. Tive a opção de pagá-la no próprio local com desconto de 50%, ou seja, 2.860,15 pesos. PAGO...
Não posso reclamar. Estou errado, mas são muito gentis. Fazem o papel deles de forma educada.

Depois seguimos viagem mais atentos. Passamos por outras barreiras policiais, mas não fomos parados.
Em determinado momento ficamos confusos, pois o Google Maps nos indicou uma estrada que está em obras e pegamos um trecho sem asfalto. Só diversão...
No final da tarde, pegamos bastante chuva, exigindo diminuir o ritmo da viagem e resolvemos parar em uma cidade a 150 km antes de nosso destino previsto. Em Trenque Lauquen encontramos o Gran Hotel Simom, com diárias razoáveis e em frente à praça central. Hospedamo-nos e saímos para caminhar e aproveitar para encontar um local para jantar. Paramos no Trezzo, onde comemos um lomo e tomamos um vinho - Lopes Malbec, de Mendoza -, o primeiro na Argentina.

Andamos menos que o programado, mas bastante. Por hoje está bom. Boa noite.